Mitos e verdades sobre o vitiligo
- Dot Comunicação

- 21 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

Manchas brancas de diferentes tamanhos na pele, em locais como as mãos, os pés, nariz e até na boca podem caracterizar o vitiligo, doença que consiste na perda da coloração da pele por conta da diminuição de melanócitos.
Sem a quantidade suficiente de células que produzem a melanina, responsável pela coloração de nossa pele, a pele passa, então, a apresentar lesões. Embora comum entre pessoas de diferentes faixas de idade, o vitiligo ainda é alvo de algumas desinformações.
Confira mitos e verdades sobre a doença:
Vitiligo é contagioso?
Mito. As lesões provocadas pelo vitiligo não são contagiosas e não causam danos à saúde. No entanto, a doença prejudica, muitas vezes, a autoestima.
Vitiligo pode causar sensibilidade?
Verdade. As manchas que surgem em decorrência do vitiligo muitas vezes são apenas aparentes. Mas em alguns casos as lesões podem causar sensibilidade, dormência e até dor.
Vitiligo pode afetar o cabelo?
Verdade. No caso de vitiligo unilateral, desenvolvido principalmente em pessoas mais jovens, fios de cabelo também podem perder a coloração.
Pessoas de pele branca estão livres do vitiligo?
Mito. O vitiligo pode ser diagnosticado em pessoas com diferentes tipos de pele. No caso de pessoas de pele branca, existe um exame específico para auxiliar a detectar as lesões nas áreas atingidas.
Não existem formas de prevenir o vitiligo.
Verdade. A doença não tem prevenção. No entanto, quem possui histórico familiar de vitiligo pode fazer acompanhamento médico para detectar a doença e iniciar o tratamento se necessário.









Comentários