Olheiras: Qual o tratamento adequado?
- Dot Comunicação

- 19 de ago. de 2024
- 1 min de leitura

As olheiras são uma preocupação estética comum que afeta muitas pessoas. Caracterizadas por manchas escuras ou áreas de hiperpigmentação sob os olhos, elas podem ser causadas por diversos fatores, incluindo genética, cansaço, estresse e envelhecimento.
Entre as possíveis causas das olheiras estão condições genéticas, fadiga e privação de sono, alergias e congestão nasal, envelhecimento e hiperpigmentação (o aumento na produção de melanina pode causar também manchas escuras na área dos olhos).
Embora não representem um problema de saúde sério, as olheiras podem impactar a autoestima e o bem-estar emocional. Atualmente, estão disponíveis na Medicina tratamentos eficazes para lidar com esse problema.
Os cuidados com a pele, por exemplo, são indicados para combater ou reduzir as olheiras, por meio do uso de cremes com vitamina C e retinol (que estimula a produção de colágeno).
A hidratação adequada também ajuda a amenizar a expressão das olheiras, bem como o uso de compressas frias a fim de reduzir a dilatação e melhorar a aparência.
Para casos mais avançados, estão disponíveis tratamentos como peelings químicos, preenchimentos (injeções de ácido hialurônico) e laser e luz pulsada (que estimulam a produção de colágeno).
No entanto, mudanças no estilo de vida são imprescindíveis para evitar o aparecimento das olheiras. Por isso, é fundamental que se tenha uma noite de sono adequada e uma dieta balanceada, com o consumo de alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes.
Desse modo, o tratamento mais adequado pode envolver uma combinação de cuidados com a pele, mudanças no estilo de vida e tratamentos profissionais. Para isso, é essencial consultar um dermatologista ou profissional de saúde para identificar a causa específica das olheiras e escolher o tratamento mais adequado.









Comentários